21
Jun 17

Este espaço pretende ser uma montra de títulos que se constituem como sugestões de leitura ou de visionamento. Turmas,  docentes, pessoal não docente, encarregados de educação, amigos externos da BE são convidados a publicar periodicamente a sua lista de sugestões. Os visitantes do blogue poderão assim ter um conjunto de opções ao nível dos livros, do cinema e de espetáculos.  

publicado por BE de Arga e Lima às 20:10

O Bando dos Quatro
A Caverna Secreta
A capa do livro desperta curiosidade pelo facto de conter o desenho de um esqueleto no interior duma caverna. A aba é composta por uma parte da capa. A contracapa tem os quatro desenhos de cada uma das personagens principais e uma sinopse do livro.
As personagens principais são a Catarina, o Carlos, o Álvaro e o Frederico. A história decorre nas Férias da Páscoa, em Vila Rica e Lisboa.
Tudo começa quando o Tio João recebe um convite da sua amiga Rosália Triarte para convidá-lo a ele e ao Bandos dos Quatro a visitar o Instituto de Arqueologia, mais propriamente o esqueleto do Menino do Lapedo. Esta criança vivera há 25 mil anos atrás quando tinha 4 anos. Enquanto lhes contava todos os pormenores, apareceu um carro a toda a velocidade que quase os atropelava.
No dia após visitarem o instituto, veem uma notícia no telejornal a anunciar que os ossos do Menino do Lapedo tinham desaparecido!
Escolhi este livro pois já tinha ouvido falar acerca do Bando dos Quatro, então resolvi lê-lo.
Recomendo-o para quem gosta de um pouco de história misturada com ação.
Matilde Rodrigues,nº15,6ºD


Matilde - 6º D a 30 de Junho de 2017 às 15:48

O vale dos esqueletos gigantes
Autor: Gerónimo Stilton
Ilustrador: Claudion Cernuschi
Editora: Editorial Presença
Capa: Contém o título, o autor e a editora. Também tem uma imagem onde está Gerónimo Stilton a descobrir um esqueleto enorme e por trás de si está uma exploradora e um jipe.
Contracapa: Estão as personagens principais e também um pequeno resumo deste livro.
Abas: Numa das abas está uma biografia de Gerónimo Stilton e a outra aba refere um pouco da Ilha dos Ratos.
Personagens: Principais- Gerónimo Stilton, Tea, Esparrela e Benjamim.
Secundárias- Patty Spring, Karina Von Fossilen, Ogotai, Wanana, Makido, Tagik, Helela e Sombra.
Espaço: Casa de Gerónimo Stilton e Mongólia (Ásia).
Tempo: A história começa no dia 31 de julho, numa noite de bastante calor.
Narrador: participante.
Temas: Este livro tem uma variedade de aventuras. Tem partes onde ensina sobre a Mongólia e sobre dinossauros, tem lendas e também apresenta caracterização das personagens.
Motivos da escolha: Escolhi este livro porque gosto desta coleção e achei as imagens e o texto interessantes.
Recomendação a outros: Recomendo-o a todos pois tem uma leitura fácil e bastante divertida, contém imagens criativas e acontecem muitas aventuras, tornando-o muito interessante.

Leonor Marques, nº11, 6ºD
Leonor Marques, nº11, 6ºD a 30 de Junho de 2017 às 15:45



Um Crime Na Ópera
Autor- João Aguiar
Ilustrador- António Jorge Gonçalves
Coleção- Bando dos quatro
Editora- ASA
Personagens principais- Carlos, Álvaro, Catarina e Frederico
O narrador é participante.
A ação inicia-se com um espetáculo de ópera em Vila Rica. Eles estavam a trabalhar na montagem do palco e o Carlos reconheceu o homem que estava a dirigi-los, pois é um criminoso e eles já o tinham apanhado. Então começaram a investigar e descobriram um plano terrível.
Se querem saber qual é o plano terrível vão ter de ler o livro!
Eu escolhi este livro porque o título despertou-me a curiosidade para lê-lo e porque nunca tinha lido um livro do Bando Dos Quatro.
Eu recomendo-o a quem gosta de histórias com aventura e a quem gosta de ler.

Sarina – 6º D
Sarina- 6º D a 30 de Junho de 2017 às 15:43

WOW! Que espetáculo!
In BFF

O título desta obra é “WOW! Que espetáculo!” e é o segundo livro da coleção “BFF”. Foi escrito por Maria João Lopo de Carvalho e ilustrado por Marta Teives. A sua editora é Zero a Oito.
Na capa tem o nome da coleção, o título da obra, o nome da autora e uma imagem relativa há história. Na contracapa, tem novamente o título da obra e o nome da coleção, mas esta possui uma pequena síntese da obra. Na lombada encontra-se o título e a coleção há qual a obra pertence e o seu número. Não tem abas.
Esta história decore na Escola Beatriz Costa, durante o segundo período escolar. As personagens principais são: a Daisy, a Sofia e a Zazá (Maria José Fonseca). O professor Sean, o professor Henrique Divino, a professora Vitória Patrocínio, a professora Marina Avelar, professora Philippa, o Vicente, o Santiago, a Gracinha, a Mariana, a Matilde, a Renata e o pai da Daisy pertencem às personagens secundárias. O narrador é não participante.
A situação inicial é o clube WOW, um clube que ensina as atividades dança, canto e representação, ser convidado a interpretar a peça Canção de Lisboa em direto para a televisão nacional.
Eu escolhi este livro porque queria experimentar uma nova coleção e como esta tinha a ver com Best Friends Forever, fiquei curiosa. Entusiasmou-me também o facto de este livro envolver três artes: a dança, o canto e a representação.
Recomendo-o a toda a gente, principalmente aos que gostam de arte e que não tem vergonha de o fazer. Também o recomendo a quem gosta de histórias improváveis pois por muito que seja impensável, tudo pode acontecer.

EB 2,3/S Arga e Lima Catarina Gonçalves, nº 3, 6ºD
Catarina Gonçalves- 6º D a 30 de Junho de 2017 às 15:36

Este livro foi escrito por Roald Dahl, a editora é Terramar e as ilustrações são de Quentin Blake.
A capa contém um desenho da pequena Matilde a ler em cima de livros; com os colegas atrás a festejar, atirando com material escolar; tem também a pintura da Srª Trunchbull e o nome do autor, do livro, da ilustradora e da editora. Na lombada tem as mesmas informações da capa, menos da pessoa que ilustrou o livro, possui também o desenho de um pequeno livro. Já na contracapa tem duas ilustrações: a do pai da Matilde sentado num cadeirão a chamar nomes à sua filha, na outra a criança está espantada a olhar. Usufrui de uma pequena sinopse do livro e o nome do prémio que este livro obteve e o nome do seu escritor.
Matilde é uma história que se passa numa pequena aldeia do Reino Unido, durante o período escolar ( mais precisamente em Outono ). As personagens principais são : a Matilde, Sr.ª Hooney, Bruce, o Sr. e a Sr.ª Wormwood e a Sr.ª Trunchbull. O narrador não é participante.
Tudo se passa à volta de uma menina chamada Matilde; esta, antes de entrar no primeiro ano já sabia ler, escrever e ditar a tabuada como uma adulta ou ainda melhor. Quando entrou na escola a sua professora Sr.ª Hooney viu logo que ela era diferente dos outros meninos, tinha um dom. Então pediu à diretora do recinto a Srª Trunchbull; que pegava as crianças pelas orelhas até elas lhe dizerem a resposta certa, atirava as como fossem bolas; que mudasse Matilde para outra classe, esta negou-lhe o pedido. A professora e a menina tornaram-se grandes amigas e a Sr.ª Hooney convida-la para ir a sua casa. Matilde ficou espantada quando a sua nova amiga lhe contou uma coisa a respeito da diretora da escola, o que terá sido?
Eu escolhi este livro porque a contracapa tem uma imagem que motiva e ao folhear o livro vemos imagens engraçadas.
Recomendo este livro a quem gosta de confusões na escola, de diretoras malucas e de fazer partidas.

Matilde Rodrigues,
Nº15,
6ºD
Matilde - 6º D a 30 de Junho de 2017 às 15:33

pesquisar
 
arquivos
2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

2008

2007

2006

Gosto
Contador